O
Auditorio Nacional de Música é um organismo dependente do Instituto Nacional de las Artes Escénicas y de la Música (Ministério da Cultura). Esta obra do arquitecto José Mª García de Paredes - foi inaugurada a 21 de Outubro de 1988 e a construção foi programada dentro do Plano Nacional de Auditórios -, tem a função de dotar o país de una adequada infra-estrutura musical.
O ANM desenvolve uma importante actividade no mundo da música, colocando as suas instalações à disposição de pessoas e entidades, públicas ou privadas, para a realização de actividades musicais. As duas salas de concertos, Sinfónica e de Câmara, com capacidade para 2.324 e 692 lugares, respectivamente, permitem celebrar até quatro concertos por dia, em sessões de tarde e de noite.
A Orquesta y Coro Nacionales de España têm a sua sede no ANM.
Além disso, o Auditorio também é sede da Joven Orquesta Nacional de España.
O Auditorio Nacional de Música pretende ser um lugar vivo e aberto, de encontro e diálogo entre a música e os seus protagonistas (público, criadores, intérpretes, investigadores, lutiers...). Este espírito constitui o enquadramento do projecto artístico, que abarca uma ampla e rica programação com todos os tipos de manifestações da cultura musical universal, e em particular da espanhola, bem como das suas relações com diversas disciplinas como as artes plásticas, artes visuais, arquitectura,